13 julho, 2010

Significado. Sentido. Senso



Vivemos frenéticamente, insanamente. Eu, de vez em quando, não tenho tempo nem pra mim. Eu queria ficar escrevendo aqui o dia inteiro, escutando Jack Johnson. A gente acaba esquecendo de tudo, mas não de tudo que nos é obrigado a saber, mas de tudo que nós deveríamos lembrar: Família, amigos, viagens, sonhos pessoais, realizações ainda não concretizadas, amores novos ou antigos.  No ritmo que as coisas andam, se você parar pra pensar, mas parar pra pensar mesmo, uma pergunta vai surgir na sua mente:
Aonde tudo isso vai me levar?
Esse mito, história indecifrável, toca os sentidos e nos coloca em xeque. Onde vamos estar daqui a 10, 20 anos. Daqui a 10 segundos. Quantas vezes vamos mudar de opinião durante todo esse tempo. Eu, particularmente, acho que essa é a graça da vida: Não saber pra onde estamos indo. É como dirigir um carro por uma rodovia cheia de entradas e saídas. Entramos em algumas delas, saímos em outras, com outras perspectivas, outras visões do mundo, outras visões de nós mesmos. Prova: Repare no jeito em que você acorda e, mais tarde, repare como você esta indo dormir. O mundo nos muda, como já dizia Raul, somos metamorfoses ambulantes. Nos adaptamos as coisas. Os homens das cavernas se adaptaram ao frio da Era Glacial. Seleção natural. Ainda funciona conosco, a única diferença é que inventaram a tecnologia.
Aprendemos a superar nossos medos, aprendemos a superar expectativas, a confiar em nós mesmos, a suportar irritações, a conviver com o stress, a amar, a perdoar. Porém todas essas coisas não respondem a nossa pergunta inicial. Filósofos, cientistas e antropólogos já construíram teorias. Religiões argumentam sobre várias possibilidades. A cada dia aparecem mais e mais teorias, especulações. Em quem acreditar?
Mais do que acreditar em alguma coisa, a importância de tudo isso não é o amanhã. As mudanças que acontecem no nosso dia-a-dia, tudo o que aprendemos, tudo o que superamos, tudo o que sabemos nos faz evoluir. Sentimos-nos recompensados quando completamos algum trabalho importante, quando criamos coragem de fazer algo que, antes, tínhamos medo. Sentimos-nos  renovados quando fazemos alguma coisa completamente insana, sem nexo, fora do comum.
Isso tudo nos faz pessoas melhores, alimenta o lado bom do nosso ego. Crescemos. Nosso pensamento evolui.
Qual foi a ultima coisa que proporcionou isso pra você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário