19 julho, 2010

As Escadarias da Vida

Hoje aconteceu uma coisa que chamou minha atenção. Não sei da onde eu tiro essas idéias, mas o acaso, destino ou sei lá: qualquer coisa em que você crê vai saber a hora de agir na sua vida. Meio surreal demais pra entender, as vezes nem eu entendo eu mesmo.

Mas o que me aconteceu foi o seguinte: Eu estava voltando do trabalho pra casa. Num trecho do percurso eu tenho que descer alguns lances de escadas. Quando eu comecei a descer, olhei pra frente e vi um senhor de idade descendo a escada degrau a degrau, lento, pensativo. Eu passei por ele pulando de dois em dois degraus, apressado pra chegar logo em casa depois de um dia exaustivo no trabalho.

Quando eu cheguei ao fim da escada, parei um pouco e pensei em mim daqui à uns quarenta, cinqüenta anos. Será que eu vou ficar igual a esse senhor quando eu for mais velho. Será que eu vou chegar nessa idade e ter aproveitado tudo que a vida me ofereceu? Ter feito tudo o que eu quis fazer? Ter vivido todos os amores possíveis? Ter encarado todas as decepções que são necessárias pra um homem se tornar, de fato, um homem de verdade?

Agora, aos meus dezenove anos, eu sou ativo, alegre, esperto, disposto... cheio de vida. Essas coisas que todos nos, jovens, somos e temos quando chegamos nessa idade. Mas e mais pra frente, aos trinta, aos quarenta, aos cinqüenta anos?

Eu conheci algumas pessoas que diziam que é preciso viver o hoje. De fato eu concordo, mas eu não consigo não deixar de me preocupar com essas coisas, no futuro próximo, no futuro distante, no final.

Por isso, eu penso que se alguma coisa depende só de você para acontecer, faça logo! Mudar suas rotinas, suas amizades, seus amores, seus princípios. Abandonar o comodismo, a preguiça, o medo de tentar, de dar uma chance. Qualquer coisa que faça você se sentir melhor, ou qualquer coisa que você nunca tenha feito ou tentado fazer.

Não vire refém do destino. Não deixe pra pensar nessas coisas quando você ficar velho. Quando chegar aquela época em que você vai dizer “é, estou velho demais pra isso” E tenha certeza: Essa hora chega mais rápido do que você pode imaginar. Não deixe pra pensar em tudo o que você quer fazer, nas pessoas que você quer conhecer, nas experiências que você quer vivenciar quando você já não conseguir mais descer vinte degraus de uma escada em menos de vinte segundos.

Um comentário: