30 abril, 2010

Tempo

"Nossa, já são 6:00, tenho que levantar... caramba, não passei minha camisa, vou chegar atrasado, meu chefe vai falar um monte pra mim... e aqueles relatórios, eu esqueci completamente... poxa, ainda tenho que passar no banco. Meu, amanhã eu vou começar a me organizar... putz, 6:05..."


Frenético né? Parece uma doença: as pessoas vivem com a cabeça no amanhã, se enchem de responsabilidades e de obrigações e esquecem de viver o hoje, como se o hoje fosse simplório e como se o amanha fosse uma coisa certa.

Ficamos assim seja por sonhos que temos, por nossas ambições, por causa da maldita globalização ou qualquer outra coisa pessoal demais pra ser escrita aqui. Sonhar e ter ambições? Todos devem sonhar e ter ambições! Mas saiba perceber que o seu sonho ou a sua ambição só se concretizará com as coisas feitas por você hoje.

Por ficar pensando só no amanha, tendemos a ficar pessoalmente perdidos em nossas rotinas ao procurar soluções para as coisas e deixar de procurar soluções para nós mesmos. Vivemos só por viver, no "automático" e esquecemos de milhões de coisas mais importantes como passar um tempo com os nossos amigos, nossos parentes, esquecemos que é bom sair pra dar uma volta à pé, sozinho mesmo, e sentir o vento frio batendo no rosto ou como o céu fica bonito depois do entardecer.

Esses dias uma amiga minha me mandou um e-mail com um texto muito interessante que falava sobre isso:

"Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.
Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos frequentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.
Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.
Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.
Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.
Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.
Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.
Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.
Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas".
Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.
[...]
O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem.
Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado.

George Carlin
Renato Russo uma vez cantou: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã." Então por quê não amar o tempo que temos e que vivemos agora com essa mesma intensidade? Não devemos nos esquecer que este tempo é único, irreversível e jamais voltará de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário