23 abril, 2010

O Problema

Imagine o cenário: Você está no escritório de uma empresa e de repente um colega de trabalho seu pergunta: -Cara, como eu troco o meu papel de parede? Imaginou? Bom.

Eu já presenciei essa cena milhões e milhões de vezes, e não só com um simples papel de parede, mas com pessoas q não sabiam criar atalhos para programas no computador, que chegam com DISQUETES na mão pedindo pra pegar alguns arquivos, etc, etc...

Não é possível(pelo menos eu custo a acreditar) que se trabalhe numa empresa e que saiba tudo sobre o negócio, mas que não saiba fazer uma tarefa simples como copiar um arquivo de uma pasta para outra. Nos tempos em que vivemos isso é fundamental, é quase tão necessário como saber ler e escrever. A causa do problema, pra muitas pessoas, é achar que computador significa isso...

-Vem cá usuário maldito!


...quando na verdade deveria ser isso...


-Vem cá meu bem que eu tô facinho... Estou aqui pra te ajudar.

Exclusão Digital não é o problema. Exclusão digital só se caracteriza quando um indivíduo não tem escolaridade nem recursos suficientes para ter um computador em casa, ou pra usufruir de um em qualquer outro lugar (uma Lan House, por exemplo).

Ah, mas você poderia me falar “tem pessoas que não aprendem tão rápido, que é difícil mesmo pra elas”. Hoje em dia se você entregar um computador com Internet pra uma criança de 10 anos ela volta depois de um mês sabendo escrever um livro em binário.

O problema em si não é educacional, político, social, nem essas ladainhas todas pois é muito fácil botar a culpa da sua desgraça em alguém. É psicológico. Pessoas não estão dispostas a entender e aprender coisas “complexas”. A preguiça ou a falta de boa vontade apodrece o cérebro das pessoas e as transformam em robôs.

Agora expanda esse pensamento sobre outros termos (ex: Política) e reflita sobre o ponto em que o Brasil chegou.

That's All Folks

Nenhum comentário:

Postar um comentário